sem perspectiva

Sem transporte escolar, colégio suspende aulas presenciais um dia após volta do ano letivo

18.355

A Escola Estadual de Ensino Médio Ijucapirama, no interior de Jaguari, suspendeu as aulas um dia depois do começo do ano letivo por falta de transporte escolar. Como o colégio abrange todo o terceiro distrito de Jaguari e tem estudantes que residem em comunidades a mais de 20 quilômetros de distância, o retorno presencial tornou-se inviável. O transporte é de responsabilidade do governo do Estado. Outras seis escolas rurais da região enfrentam o mesmo problema.

Estudantes ficam sem transporte escolar no primeiro dia letivo da rede estadual

A escola atende 165 estudantes, sendo que 160 dependem do transporte escolar. Conforme informou a direção do colégio por e-mail, a decisão pela suspensão foi tomada na segunda-feira, após baixo comparecimento dos estudantes no primeiro dia. O ensino segue na modalidade remota, apesar de muitos dos estudantes não terem acesso à internet. Conforme a direção, essa modalidade dificulta o aprendizado e material impresso é disponibilizado aos alunos para suprir a demanda.

Sete escolas rurais de Santa Maria, Jaguari, Cacequi e São Francisco de Assis estão sem transporte escolar. Conforme a 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), um contrato emergencial está em fase de conclusão para atender a demanda. 

De acordo com o coordenador regional de Educação, José Luis Viera Eggres, o problema acontece em município não conveniados com o Estado pelo Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (PEATE). Por esse programa, o Estado repassa o recurso do transporte aos municípios, que assumem a responsabilidade de ofertar o transporte para a rede municipal e estadual de forma integrada. Conforme Eggres, cinco municípios da 8ª CRE não integram o Programa, e a gerência do transporte nessas escolas é de responsabilidade direta do Estado.

Prefeitura republica licitação para obras nas ruas João Franciscatto e Pedro Figueira

A reportagem busca contato por telefone e e-mail com as demais escolas. A Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul também foi questionada por e-mail sobre a situação, mas não respondeu até o fechamento da reportagem. As aulas 100% presenciais foram retomadas na segunda-feira em todo o Estado.

Em Santa Maria, três escolas estão sem o transporte: Arroio Grande, Princesa Isabel e Almiro Beltrame. Na Escola Arroio Grande, apenas 18 de 123 alunos compareceram na manhã desta terça-feira. Na segunda, alguns estudantes voltaram para casa a pé até a localidade de São Marcos. Conforme a diretora Adriana Godoy, as aulas seguirão presenciais, mas estudantes que ficam em casa podem acompanhar de forma remota. Na Escola Princesa Isabel, também não há previsão de suspensão das aulas, apesar da diminuição no número de estudantes presentes do em casa, grupos de whatsapp e classroom.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Retomada na rede municipal tem falta de professores e turmas sem aulas Anterior

Retomada na rede municipal tem falta de professores e turmas sem aulas

Próximo

Aberto prazo para participar da lista de espera do Sisu

Educação